top of page

O que são investimentos?

  • Foto do escritor: Karolayne Oliveira Alves
    Karolayne Oliveira Alves
  • 2 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Investir significa comprar, com as economias acumuladas, instrumentos ou produtos financeiros com o objetivo de manter ou aumentar seu valor ao longo do tempo. Um investimento é um sistema baseado em um método científico e racional que você também pode planejar com a ajuda de seu banco e de seu gerente de confiança.


ree

O que são Produtos financeiros?


Trata-se de instrumentos financeiros e de qualquer outra forma de investimento de natureza financeira. Os instrumentos financeiros só podem ser geridos por intermediários qualificados, tais como bancos, companhias de seguros, sociedades de gestão de ativos ou consultores financeiros. Existem muitos tipos de instrumentos financeiros, como ações, títulos, derivativos... e cada um tem características específicas no que diz respeito, por exemplo, aos métodos possíveis de listagem nos mercados, políticas e estratégias de investimento, especialização ou diversificação.



Para que serve a Diversificação?



É uma estratégia de investimento que permite uma melhor gestão dos riscos associados e consiste na distribuição da liquidez investida entre vários instrumentos financeiros, diferentes áreas geográficas, moedas e setores de produção de referência: é um critério válido tanto dentro de produtos individuais de gestão de ativos como ao nível de toda a carteira.



O que são Gestão de ativos?



A gestão de ativos refere-se a uma categoria de investimentos feitos por meio de um intermediário financeiro especializado, como um banco, uma empresa de valores mobiliários, investimento pode ser gerenciado individual ou coletivamente. É definido como coletivo quando realizado por fundos mútuos.



O que é uma carteira de investimentos?


Uma carteira de investimentos é uma coleção de investimentos que os investidores escolhem para atingir objetivos específicos. O objetivo pode ser economizar para a aposentadoria, criar renda passiva, alcançar independência financeira ou qualquer outra coisa.


A chave é que os investimentos no portfólio trabalhem juntos para alcançar o resultado desejado.


Uma carteira de ações, por exemplo, pode incluir investimentos de capital de diferentes empresas em diferentes setores. Diversificar seu portfólio ajudaria a distribuir o risco se um setor ou empresa tivesse um desempenho ruim.


Uma carteira de títulos pode conter títulos governamentais e corporativos de todo o mundo. Ter essa combinação daria ao investidor exposição a diferentes economias e taxas de juros.


Um portfólio de investimentos imobiliários pode incluir propriedades comerciais e residenciais em diferentes localizações geográficas.



  • Objetivos



É o objetivo claro, definido, mensurável e alcançável para o qual você começa a investir. Definir e avaliar os objetivos de investimento de acordo com a importância (o que é mais importante alcançar) e prioridades (o que é mais importante alcançar primeiro) permite que você esclareça sua pirâmide de investimento, colocando na base as coisas mais importantes e prioritárias a serem alcançadas e, gradualmente, em direção ao topo, objetivos menos urgentes.


  • Horizonte de tempo



É o período de referência para cada investimento.


É objetivo e específico para cada produto financeiro. Cada estratégia de investimento é definida em relação a um prazo mínimo necessário para ser eficaz.

É subjetivo e está ligado às características específicas de cada cliente (por exemplo, idade e objetivos).



  • Volatilidade



Risco (investimento)É o risco associado ao instrumento financeiro em que você está pensando em investir. É um valor claramente definido na documentação dos produtos financeiros que você decide subscrever, medido em uma escala (de um valor mínimo a um valor máximo). Valores baixos indicam baixo risco e menores chances de retorno, valores altos indicam alto risco e maiores chances de retorno.



  • Perfil de risco (investidor)



Representa a disposição de arcar com perdas financeiras devido a tendências negativas do mercado. É calculado com base nas respostas fornecidas no âmbito do questionário de criação de perfis que cada pessoa qualificada deve enviar-lhe antes de começar a investir.



  • Questionário de Criação de Perfil


O Questionário de Perfil (suitability) é o documento com o qual os intermediários adquirem do cliente as informações necessárias para definir seu Perfil Financeiro, elemento essencial para a prestação do serviço de consultoria de investimentos e a realização da avaliação de adequação. Em particular, por meio do suitability, os intermediários adquirem do cliente informações relacionadas ao seu conhecimento e experiência específicos na área de investimentos, sua situação financeira e seus objetivos de investimento: essas informações são coletadas no momento do estabelecimento do relacionamento e estão sujeitas a atualizações periódicas para verificar sua pontualidade ao longo do tempo.




Dicas úteis na hora de investir:



Quando você decide investir:


Identifique claramente seu objetivo

Saber no que você está investindo e quanto precisará se comprometer alimenta sua motivação.


Definir um horizonte de tempo

Definir a rapidez com que você deseja atingir seu objetivo ajuda a distribuir melhor o esforço e a treinar a paciência.


Esteja bem informado

A leitura cuidadosa da documentação do contrato ajuda você a entender no que está investindo.


Diversifica

Porque distribuir o investimento ajuda a reduzir o risco.


Sempre questione suas escolhas

Fórmulas mágicas não existem e o que você decidiu hoje pode nem sempre ser bom amanhã.


Consulte profissionais experientes

Eles podem fornecer todos os elementos necessários para fazer a escolha certa para você.

Para saber mais informações entre em contato conosco.





 
 
 

Comentários


Disclaimer

FDK Capital Assessor de Investimento Ltda. (“FDK Capital”), inscrita sob o CNPJ nº 43.288.329/0001-02 é uma empresa de assessoria de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 178. Atuando no mercado financeiro como preposto do Banco BTG Pactual S/A, o que pode ser verificado através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/certificacao-e-credenciamento/) ou através do site da Necton Investimentos (https://www.necton.com.br/seja-parceiro/). O Banco BTG Pactual S/A é instituição financeira integrante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, atuando como intermediário das operações de seus clientes. Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos, existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive, superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria. Especificamente quanto às atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722- 0048. Para acessar nossa lista de sócios, clique aqui:https://www.necton.com.br/escritorios

© 2021 por B&Co.mmunication by Apta Comunicação & Design

bottom of page